
No Brasil não somos ensinados a dar honra as pessoas mais velhas. Aqui o termo "velho" tem sempre uma conotação perjorativa, significando sempre o que é ruim, o que não presta, não serve mais, o que é descartável. Talvez por isso os nossos velhos são tão maltratados e desprezados, agredidos e violentados não só fisicamente, mas também nos seus direitos.
Em algumas culturas orientais os velhos são honrados, respeitados e admirados por terem sabedoria fruto das experiencias na vida. Nessas culturas, os jovens os respeitam como se fossem seus pais. O que há de melhor é dado sempre aos mais velhos. Quão diferente de como fazemos aqui ! Achamos que lugares especiais para os velhos é privilégio e não direito.
Na nossa busca pelo sucesso paramos um pouco para observar e ouvir o que os velhos tem pra dizer? Levamos em conta os seus anos de experiencia? Aprendemos com os erros e acertos deles?
É claro que existem velhos que são tolos, mas mesmo estes merecem respeito e consideração. Ser um velho tolo ou sábio é uma escolha que faço ainda quando jovem!
Nós precisamos de uma verdadeira "metanóia"(mudança de mente ou atitude) em relação aos nossos velhos, pois só assim vamos tirar proveito de tudo o que eles tem pra nos ensinar. OBSERVE-OS, ESCUTE-OS!
"EU APRENDI que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha." (W. Shakespeare)
Que Deus lhe abençoe nos seus empreendimentos!