Seguidores

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MARY KAY - exemplo de visão e determinação

Uma extração do livro “The Best Way Out is Always Through” de BJ Gallagher
Tradução: Ricardo Guimarães

Mary Kay Ash bateu a cabeça no teto de vidro numa empresa muitas vezes. Ela trabalhou para várias empresas de vendas diretas da década de 1930 até o início de 1960. Ela alcançou um sucesso considerável. .Ela subiu a escada corporativa para se tornar a única mulher no conselho de diretores da Gift Company World - um grande feito para uma mulher na década de 1950.

Mas a vida não era rósea no topo. Mesmo que Mary Kay tinha o título e o histórico, ela não foi levada a sério pelos seus pares do sexo masculino. Em reuniões de diretoria, suas opiniões e sugestões foram ignoradas, descartadas, ou até mesmo ridicularizadas. Membros do conselho do sexo masculino não mediam palavras em seu julgamento – pronunciavam-na culpada de "pensar como uma mulher."

Uma vez que a força de vendas foi quase inteiramente feminina, Mary Kay pensou que pensar como uma mulher era um ativo. Mas seus colegas do conselho discordaram. Finalmente, em frustração, ela aposentou-se em 1963, com a intenção de escrever um livro para ajudar as mulheres no negócio dominado por homens.

Sentada na sua mesa da cozinha, ela fez duas listas: uma lista era todas as coisas boas que tinha visto nas empresas onde tinha trabalhado, e outra lista era todas as coisas que pensou que poderia ser melhorado. Como ela re-leu suas listas, ela percebeu que o que ela tinha em frente a ela era um plano de marketing para sua empresa ideal. Em apenas quatro semanas, o seu "livro" tornou-se um plano de negócios, e sua aposentadoria acabou.

Tanto o contador dela e seu advogado fizeram o seu melhor para desencorajá-la, avisando que ela iria estar jogando seu dinheiro fora neste risco. Mas Mary Kay tinha ouvido falar bastante do sexo masculino negativos em seus anos de vida corporativa - ela ignorou seus conselheiros.

Seu marido, ao contrário de seu contador e advogado, foi muito favorável. Com sua ajuda, a Mary Kay desenvolveu produtos cosméticos, embalagens concebidas, escreveu materiais promocionais e recrutou e treinou sua força de vendas do sexo feminino.

Então o impensável aconteceu, seu marido há 21 anos morreu de um ataque cardíaco. Outra mulher poderia ter caído seus planos, ou pelo menos adiado, mas Mary Kay era uma mulher forte do Texas. Ela ficou na trilha com a ajuda de seu filho de vinte anos de idade, Richard Rogers, e lançou seu novo negócio em setembro de 1963.

Começando com uma loja em Dallas e um investimento de 5.000 dólares, cosméticos Mary Kay ganhou cerca de US $ 200.000 em seu primeiro ano - quadruplicar esse valor em seu segundo ano. Quando Mary Kay levou empresa pública em 1968, as vendas haviam subido mais de US $ 10 milhões.

Lema incomum Mary Kay no mundo corporativo, " Deus em primeiro lugar, família em segundo, terceiro da carreira," foi pouco convencional, para dizer o mínimo. Mas ela entendeu a necessidade das mulheres de ter equilíbrio em suas vidas, e ela estava empenhada em fornecer oportunidades ilimitadas para o sucesso financeiro e pessoal das mulheres.

Mary Kay foi autora de três livros, todos os quais se tornaram best-sellers. Seu modelo de negócios é ensinado na Harvard Business School. Ela recebeu várias honrarias, incluindo o Prêmio Horatio Alger. A Revista FORTUNE nomeou a Mary Kay Cosmetics como uma das Dez Melhores Empresas para a Mulher, bem como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América.

No momento da sua morte, em 2001, a Mary Kay Cosmetics tinha 800.000 Consultoras de Beleza Independentes em 37 países, com um total de vendas anuais de mais de dois bilhões de dólares. Nunca subestime o poder de uma mulher com uma missão!

Um comentário:

  1. Ela percebeu, atraves de sua vivencia e experiencia, uma brecha e nao teve medo de encarar. Nem sempre dá certo, hoje em dia a competividade é enorme, havendo estrategia e dedicação, sempre é possivel transformar as ideias em realidade. Eu não conhecia a historia de vida dela. Gostei.

    Bjs

    ResponderExcluir