Seguidores

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

As virtudes de um lìder excelente.

                                     
Muito se tem falado sobre liderança e isso ocorre devido a busca pelo "líder ideal". O líder não precisa ser perfeito,pois todos cometemos falhas,mas ele precisa desenvolver virtudes baseadas em princípios norteadores. Antes de qualquer coisa o líder precisa ser o EXEMPLO,o MODELO e todas as virtudes que citarei aqui partem deste princípio. O líder é um formador de opinião e portanto um doutrinador,um mestre e as coisas que faz ou diz fará alguma diferença na vida das pessoas. Se for tolo ou sábio,de qualquer forma estará ensinando!

Quais são as virtudes que o líder excelente precisa ter e ser exemplo?
1. MANSIDÃO - Qualidade rara em nossos dias. É a virtude pela qual o individuo abre mão voluntariamente de algum direito seu em favor de outro individuo ou da coletividade. Raro isso não? Uma pessoa mansa deixou de ser egoísta e egocentrica e sabe se colocar no lugar do outro. O líder excelente tem que ser manso.
2. HUMILDADE - É a virtude pela qual o individuo decide voluntariamente se colocar "debaixo",sob a autoridade ou comando de outro individuo. Uma pessoa que não permite ser liderada,jamais será um bom líder. Humildade é diferente de humilhação. Humildade é algo voluntário e mostra grandeza de espírito,não anula o valor próprio,antes o põe em relevo. Humilhação é uma imposição externa depreciatória e abusiva. Humildade não é sinonimo de fraqueza ou derrota,mas é símbolo de grandeza e atributo de quem possui boa auto-estima,que não precisa alardear suas virtudes. A expressão "modéstia à parte" jamais será dita por uma pessoa humilde,pois é típica de quem que precisa falar de si mesmo.
3. AMOR pelo que faz e pelas pessoas - Já se foi dito e cantado que se "não tiver amor nada serei". O amor tudo suporta,espera,não busca seus próprios interesses,não é ciumento. O amor é benigno,não é leviano nem invejoso,não se gaba,não é indecente. O amor não se irrta,não suspeita mal. O amor se alegra com a justiça e a verdade. Baita virtude é o amor!
4. INTEGRIDADE - Significa "inteiro", "completo" e está ligada a valores como verdade,honestidade e transparência. O líder íntegro mostra quem realmente é,nada tem a esconder,mostra os seus defeitos mesmo sob o risco de ser tratado.
5. ABNEGAÇÃO - É a disposição de sacrificar-se pelos princípios que norteam a vida e pelas pessoas.
6. PERSEVERANÇA - É a firmeza ou constância num sentimento, numa resolução, num trabalho, apesar das dificuldades e dos incômodos. É a virtude que contribui para o êxito na vida humana. O líder perseverante insiste naquilo em que acredita e supera os obstáculos.
7. JUSTIÇA - É a virtude daquele que é imparcial.
8. EQUILÍBRIO - Sensatez,calma. É o uso racional das emoções,fruto de uma vida corretamente organizada.
9. RESISTÊNCIA - É a capacidade de se opor aos ataques.
10. OTIMISMO - O líder excelente sempre acredita que vai alcançar os objetivos e sempre tira lições positivas dos eventos ocorridos (vitórias e fracassos),é auto-motivado.
11. AUTO-CONFIANÇA - Conhece o seu potencial,sabe que vai longe,sabe que os princípios que regem sua vida são absolutos como as leis da natureza.
12. VISÃO - O líder visionário está sempre a frente,vê as oportunidades que outros ainda não viram. Sabe prever todas as possibilidades,o que pode ou não dar certo, Não quer dizer que vai acertar em tudo,mas sim que viu tudo que poderá acontecer.
13. ORGANIZAÇÃO - Todos os seus passos são bem planejados.
14. DUPLICAÇÃO - Aqui está uma virtude rara. Um líder excelente funciona como uma escola. Ele faz discípulos e forma novos líderes.
15. ESPÍRITO SINERGÉTICO - Ele gosta de trabalhar em equipe. Sabe valorizar e aumentar o potencial de cada membro da sua equipe.
16. GENEROSIDADE - O líder generoso não é avarento nem apegado a coisas materiais,antes,gosta de servir aos outros com a sua atenção,doando grande parte do seu tempo para ajudar os membros de sua equipe a resolverem seus problemas pessoais. Também doa bens materiais e o faz sem esperar nada em troca.
17. FIDELIDADE AOS PRINCÍPIOS ÉTICOS - Seguir a risca todos os princípios citados na certeza de que eles o conduzirão ao sucesso esperado.
18. GRATIDÃO - É a virtude de saber que ninguém consegue alguma coisa sozinho. Primeiro,agradecer a Deus que sempre esteve ao lado e o capacitou. Segundo,agradecer as pessoas que o ajudam (sua equipe),pois sem elas não será possível alcançar qualquer objetivo.

Lembre-se que antes de liderar a outros,lidere a si mesmo,mas isso é um assunto pra outra ocasião.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog! Excelentes textos!
    Passa lá no meu e me segue!!

    www.semmodestia.com
    @semmodestia

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo ao diHITT. Gostaria de ser seu amigo e Seguir seu blog e noticias.
    Pode acompanhar as minhas notícias e se tornar membro do meu blog no:
    http://pentecostalwebradio.blogspot.com/

    Qualquer coisa estamos por aí.
    Marivan.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes colocações! E, se me permite acrescentar,um ítem de número "13", eu citaria também a "ATENÇÃO consigo mesmo e para com o outro", como prevenção, para que muitas das virtudes citadas, possam ser melhores aproveitadas. Grande abraço e parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir