Seguidores

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Velho, pra que serve?


No Brasil não somos ensinados a dar honra as pessoas mais velhas. Aqui o termo "velho" tem sempre uma conotação perjorativa, significando sempre o que é ruim, o que não presta, não serve mais, o que é descartável. Talvez por isso os nossos velhos são tão maltratados e desprezados, agredidos e violentados não só fisicamente, mas também nos seus direitos.

Em algumas culturas orientais os velhos são honrados, respeitados e admirados por terem sabedoria fruto das experiencias na vida. Nessas culturas, os jovens os respeitam como se fossem seus pais. O que há de melhor é dado sempre aos mais velhos. Quão diferente de como fazemos aqui ! Achamos que lugares especiais para os velhos é privilégio e não direito.

Na nossa busca pelo sucesso paramos um pouco para observar e ouvir o que os velhos tem pra dizer? Levamos em conta os seus anos de experiencia? Aprendemos com os erros e acertos deles?

É claro que existem velhos que são tolos, mas mesmo estes merecem respeito e consideração. Ser um velho tolo ou sábio é uma escolha que faço ainda quando jovem!

Nós precisamos de uma verdadeira "metanóia"(mudança de mente ou atitude) em relação aos nossos velhos, pois só assim vamos tirar proveito de tudo o que eles tem pra nos ensinar. OBSERVE-OS, ESCUTE-OS!

"EU APRENDI que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha." (W. Shakespeare)


Que Deus lhe abençoe nos seus empreendimentos!

5 comentários:

  1. Nossa, que linda mensagem você passou com esse texto...

    Também sou uma defensora dessa causa, o que me dá muito orgulho. Vou te contar uma coisa: meus avós paternos eram meus grandes amigos, mas faleceram há alguns anos. Eu os procurava para dividir pensamentos, trocar idéias, pedir conselhos ou mesmo para curtir um pouquinho com eles, sorrir, dar umas voltas por aí. Nunca me arrependi disso, nunca achei que perdi o meu tempo e creio que ter aproveitado momentos da vida com eles foi um bem inestimável à minha pessoa. Aprendi muito e eles deixaram comigo uma doce saudade, pois me lembro deles sempre com muito carinho, respeito e consideração.

    E esse sentimento não foi restrito somente aos meus avós... graças a Deus compartilho da mesma opinião que você e por isso tenho muitos casos bonitos pra contar...

    Excelente postagem... Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Pôxa Viviane,fico muito feliz de encontrar gente como vc! Seus "casos bonitos" serão muito benvindos aqui.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, eles merecem respeito!!Afinal todos iremos envelhecer um dia.

    Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero, número e grau sobre o devido respeito aos mais velhos que nós!

    Eu fui criada por um japonês, dentro dos costumes orientais, claro que não foi como se eu realmente morasse no Japão, mas hoje que encaro o mundo aqui fora de frente percebo que quase ninguém tem as informações e a educação que ele me deu.

    A questão das pessoas mais velhas é uma vertente em minha família. Não só os idosos, qualquer pessoa que seja mais velha que eu, mesmo que seja 1 dia de diferença, deve ser respeitada, ouvida e obedecida.

    É lamentável assistir algumas cenas nas ruas, de filhos gritando com seus pais, respondendo e até xingando... Ou os idosos serem maltratados, simplesmente porque são mais velhos.

    Eu sou uma pessoa que não suporta ver injustiças, e infelizmente acabo me intrometendo, sempre viro ao "desrespeitoso" e digo: a cada minuto que passa, vc envelhece. Qdo chegar sua vez de ser tratado assim, vc vai gostar?

    Infelizmente não posso mudar o mundo, mas já estou fazendo minha parte, mudando a cabeça do meu esposo e futuramente qdo eu tiver meus filhos, vou educa-los como meu padrasto me educou, e terei orgulho deles.

    Domoarigato Gosaimassu!

    Ah! Sou nova na blogsfera, acesse meu blog: www.simplesoriginal-quel.blogspot.com

    ResponderExcluir